O Diretório Municipal do PSOL Pelotas, reunido nesta terça-feira 25/06/24, definiu sua tática eleitoral às eleições municipais de 2024. Com amplo debate e qualificada discussão sobre o cenário conjuntural que vivenciamos, encaminhou o que segue.
A partir da discussão estabelecida no partido entre lançar candidatura própria ou a possibilidade de compor uma chapa unificada de Frente de Esquerda para enfrentar o pleito de 2024, o Diretório Municipal do PSOL, de acordo com o organograma estatutário, encaminhou, POR CONSENSO, seguir construindo a unidade do campo progressista, unificando forças para combater o avanço da extrema direita e lutar para derrotar o projeto liberal e entreguista do PSDB e seus aliados, responsáveis direto pelas calamidades que o povo pelotense e gaúcho sofre nos últimos anos: crise energética (fruto da privatização da CEEE), ambiental, climática, arrocho salarial do funcionalismo público, privatização de empresas estratégicas, são apenas alguns dos vários exemplos de ataque ao povo promovido pelo PSDB .
Ao mesmo tempo, Pelotas não pode ser gestada por algo ainda pior: a política da extrema direita, representada pelo PL, que levou o país ao caos entre 2018 e 2022. O governo Bolsonaro minimizou a pandemia do COVID-19, levando o país a números catastróficos de mortalidade, causou desemprego e informalidade em massa, elaborou a reforma da previdência que prejudicou enormemente os trabalhadores e trabalhadoras, atacou a ciência e a educação e promoveu a política do ódio, de ataque aos diferentes e aos direitos humanos.
Pelotas convive com a política de desmonte dos serviços públicos e precarização a 20 anos. Chegou o momento de pautar uma cidade democrática, fortalecer os serviços públicos, ampliar os direitos sociais e humanos com uma nova gestão no paço municipal, pautada nos interesses da maioria do povo pelotense.
Neste sentido, o PSOL aprova, por unanimidade, indicar a companheira Daniela Brizolara como nome do partido para integrar a chapa majoritária da frente de esquerda, na qualidade de pré candidata a vice-prefeita, com Fernando Marroni pré candidato a prefeito (PT), em aliança com os movimentos sociais e partidos que queiram construir um programa popular à gestão da cidade.
Agora, com a etapa da escolha do nome superada, o Diretório Municipal conclama a toda militância do partido a construir o programa político que vamos abordar nas eleições e, assim, convoca Plenária Municipal do partido na data de 13/07, às 14h30min, com local a definir.
Quem é Daniela Brizolara? Daniela Rodrigues Brizolara, é uma mulher, negra, graduada em Artes pela Universidade Federal de Pelotas, musicista, cantora, locutora, professora, assessora parlamentar, dirigente do PSOL. Foi candidata a vereadora pelo PSOL em 2016, conquistando 781 votos e candidata a vice-prefeita de Pelotas em 2020, obtendo 6.691 votos. Eleita para ocupar a vaga de pré candidata a vice prefeita em 2024 por unanimidade.