O Diretório Municipal do PSOL Pelotas, reunido na data de 27/03/24, quarta-feira, debateu e deliberou sobre temas importantes relacionados às eleições municipais de 2024. Com qualificada discussão política entre os membros do DM, o debate girou em torno da análise sobre o quadro político internacional, nacional, estadual e municipal. Com amplo acordo da necessidade de unir forças para derrotar, primeiro, a extrema direita organizada no país e, segundo, o projeto de desmonte dos serviços públicos capitaneado pelo PSDB no Rio Grande do Sul e em Pelotas, houve consenso que é necessário construir um programa democrático e popular que seja capaz de aglutinar em torno da política de democratização e ampliação dos serviços públicos essenciais, defesa dos direitos sociais e humanos e pautar uma gestão voltada aos interesses da maioria do povo. 

Neste sentido, o Presidente do PSOL Pelotas, Júlio Domingues, informou sobre a possibilidade de construir unidade na oposição de esquerda à atual gestão da Prefeitura Municipal (PSDB) e a possibilidade do PSOL indicar um nome à Vice Prefeitura na chapa com Fernando Marroni (PT). Dentre os possíveis nomes indicados pelo DM estão o próprio Presidente do PSOL, Júlio Domingues, a professora e dirigente do PSOL, Daniela Brizolara e a fundadora do PSOL, Assistente Social, Roberta Mello. 

A partir disso, o DM convoca plenária do PSOL para o dia 06/04, às 15h, na Câmara de vereadores, para acumular o programa que o PSOL irá apresentar na disputa majoritária junto com todos/as filiados/as do partido. 

Federação PSOL/REDE

Na mesma data, foi convocada reunião para encaminhar a formalização da Federação PSOL/REDE na cidade de Pelotas. A Federação será composta por 5 membros e presidida pelo professor e fundador do PSOL, Helder Oliveira.