O Emancipa é uma ONG de educação popular, fundada pela ex-deputada Luciana Genro em 2011, que já ajudou centenas de jovens de baixa renda a ingressar na universidade. Desde abril deste ano, o Emancipa desenvolve uma série de atividades em Pelotas – terceira maior cidade do estado e centro urbano de referência para a metade sul gaúcha. Os projetos do Emancipa no município estão concentrados na periferia, no bairro Guabiroba.
O cursinho popular pré-universitário ocorre na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Carlos Correa da Silva. As aulas são sempre às terças e quintas, das 19h às 22h.
Além disso, o Emancipa realiza projetos educativos em sala de aula, como palestras e rodas de conversa sobre temas relacionados ao cotidiano dos estudantes. “Podem participar os moradores do bairro, os alunos e trabalhadores ou pessoas que deixaram de estudar e querem fazer o EJA”, informa Mateus Oliveira, um dos coordenadores do Emancipa na cidade.
Ele explica que o cursinho está profundamente ligado à realidade do bairro onde está inserido em Pelotas, valorizando a realidade dos alunos. “O Emancipa é fundamental dentro de uma sociedade que cada vez mais elitiza o conhecimento e desvaloriza os saberes da periferia e dos trabalhadores. Somos um espaço onde as pessoas debatem a partir de suas perspectivas de vida”, comenta.
Para Mateus, a valorização dos saberes populares é uma característica importante do Emancipa em Pelotas – uma cidade bastante conservadora do Interior gaúcho.
Quem quiser se informar sobre as atividades do Emancipa Pelotas pode entrar em contato através do e-mail redeemancipa.pelotas@gmail.com e da página no Facebook “Rede Emancipa Pelotas“. Para saber mais sobre a história as atividades do Emancipa no Rio Grande do Sul, leia a reportagem: Emancipa: há seis anos semeando projetos no Rio Grande do Sul.