Do site nacional do PSOL:
A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados apresentou emenda exigindo que seja realizado um referendo para que a população se manifeste sobre as mudanças feitas através da Reforma Trabalhista.
A emenda foi apresentada à Medida Provisória enviada por Temer para alterar pontos da própria reforma. O governo, na tentativa de atropelar a oposição, enviou a MP um dia antes do feriado do dia 15/11, dificultando a apresentação de emendas. No entanto, o tiro saiu pela culatra e a medida recebeu um número recorde de emendas – inclusive a do PSOL.
A ação do partido sugere que todas as alterações da reforma, inclusive as da MP, sejam colocadas à prova para que a população se manifeste sobre elas. A Reforma Trabalhista alterou mais de 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), atacando direitos históricos dos brasileiros e brasileiras.
A MP, por sua vez, não cumpre o prometido: diz que altera a reforma para corrigir “distorções”, mas mantém os principais pontos que retiram direitos para agradar o mercado.