Em março de 2019, o mandato da vereadora Fernanda Miranda PSOL divulgou os resultados da pesquisa sobre Vitimização Feminina no Setor do Comércio de Pelotas, esse trabalho surgiu a partir dos desencadeamentos da Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento ao Assédio e Violência Sexual no Município de Pelotas (Decreto Legislativo Nº 672), a pesquisa foi coordenada pelo GESP/GITEP do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel.

A pesquisa, focalizada no Comércio Varejista de Pelotas – setor que mais emprega mulheres no município – mostra a vulnerabilização deste segmento à violência de gênero. E chegou aos seguintes dados:

  • Já foram vítimas de assédio ou violência sexual no ambiente de trabalho 46,2% das Comerciárias de Pelotas. Destas, 66,6% nos últimos 12 meses, sendo que 36,6% sofreram três ou mais ataques. Os agressores são em sua maioria colegas de trabalho em posição hierárquica superior (56,6% dos registros), mas proprietários de estabelecimentos comerciais figuram em 30% das respostas das vítimas.
  • O assédio verbal (cantadas, comentários, “gracejos ou piadas indecorosas”, propostas) é o com maior número de registros (86,6%), seguido do assédio físico na modalidade de toques ou aproximação corporal inoportuna (26,6%). Em três respostas, entretanto, o ESTUPRO foi registro realizado.

A Campanha permanente de Conscientização e Enfrentamento ao Assédio e Violência Sexual no Município de Pelotas (Decreto Legislativo Nº 672) dará prosseguimento a uma série de atividades visando o combate a casos como os identificados através desta pesquisa. Inclusive, trabalhamos com a possibilidade de termos uma legislação específica para o tema visando o comprometimento dos estabelecimentos comerciais no combate à violência e assédio sexual. Não é admissível que as mulheres sigam sendo vitimadas por uma cultura patriarcal, machista e sexista. Nosso mandato seguirá ao lado da sociedade civil na luta por uma sociedade que respeite as nossas vidas.

CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!

 

Publicado por Fernanda Miranda

Professora, mãe, estudante de Psicologia, moradora do Areal Fundos. Estou vereadora no primeiro mandato do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade - em Pelotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *