O PSOL na Câmara agora tem novo líder. O deputado Chico Alencar (RJ) assumiu, nesta terça-feira (08), a tarefa de encabeçar a bancada mais combativa e coerente nos próximos meses. O deputado do PSOL fluminense assume a vaga antes ocupada por Ivan Valente (SP).
Em reunião realizada ainda em fevereiro deste ano, a bancada definiu pelo revezamento na liderança nesta legislatura. Dessa forma, Chico e Ivan dividirão a tarefa e a condução política da bancada, formada também pela deputada Luiza Erundina (SP) e pelos deputados Glauber Braga (RJ), Jean Wyllys (RJ) e Edmilson Rodrigues (PA). A vice-liderança ficará com Jean e Ivan.
Em discurso na tribuna, ao anunciar que estava assumindo a liderança da bancada, Alencar destacou a tarefa do partido em seguir pautado pelo compromisso social e pela ética, lembrou o assassinato de Marielle Franco e falou da força que a pré-candidatura de Guilherme Boulos representa.
“Esse país precisa de política com grandeza, movida a ideias e causas, e não a dinheiro. Nós vivemos um momento, que é comum na vida de todo ser humano, de sombra e de luz. A sombra vem da execução da nossa vereadora Marielle Franco, sempre viva, e de Anderson, outro companheiro também barbaramente trucidado naquele episódio, que completará dois meses segunda-feira (14). Para eles, nenhum minuto de silêncio e todos os momentos da nossa vida de grita cobrando quem, por que e não apenas quem apertou aquele gatilho, mas quem mandou fazer isso. Mas a luz vem do desempenho, para quem não conhecia surpreendente, para nós motivo de alegria, do nosso Guilherme Boulos, o mais jovem candidato a presidente da República da história desse país”.
Confira, abaixo, o discurso completo do novo líder.
https://www.facebook.com/chicoalencar/videos/1496991273736452/?t=0